Publicações acadêmicas

Aqui você tem acesso às principais publicações acadêmicas que produzi ou faço parte como editora ou autora.

A produção total pode ser visualizada na minha página da Academia.edu.

 

 


Trajetórias

Klanovicz, Luciana RF (org.) Trajetórias acadêmicas de historiadoras e historiadores. Curitiba: CRV, 2017.

Este livro apresenta entrevistas com historiadoras e historiadores de renome nacional sobre suas trajetórias acadêmicas. Essas entrevistas foram realizadas por estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET-História) da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), em Guarapuava, Paraná.

 
Para saber mais sobre esta obra ou comprá-la, acesse o site da Editora CRV

 


vontadesobrecorpos
Vontades sobre corpos

Klanovicz, Luciana RF. Vontades sobre Corpos: homens e mulheres na revista O Cruzeiro (1946-1955), Curitiba: CRV, 2017.

Por meio de uma leitura que liga Estudos de Gênero e História, Vontade sobre Corpos explora o papel da imprensa escrita, especialmente a revista O Cruzeiro, na promoção de um Brasil moderno baseado na redefinição dos papeis de homens e mulheres, de corpos de homens e mulheres, a uma sociedade que cada vez mais se moderniza e que deseja copiar modos, hábitos, comportamentos e almeja adquirir bens e produtos advindos da própria modernização.
A revista O Cruzeiro foi uma das principais publicações periódicas do Brasil no segundo pós-guerra. Ela lançava tendências, alimentava polêmicas, promovia comportamentos e produtos, tornando-se espaço privilegiado de encontro entre o mundo público e a vida privada.
Nesse sentido, trabalhar com as imagens de homens e de mulheres da revista O Cruzeiro permite construir uma narrativa sobre a história do Brasil marcada pelos caminhos do desejo de ser moderno ou moderna.

Para saber mais sobre esta obra ou comprá-la, acesse o site da Editora CRV

 


genero.jpg
Estudos de gênero em perspectiva

Klanovicz, Luciana RF; Moreira, Rosemeri (orgs.) Estudos de Gênero em Perspectiva, Ponta Grossa: Editora da ANPUHPR, 2016.

Esta coletânea de textos está voltada à discussão das relações entre Estudos de Gênero e História, a partir da apresentação de temas diversificados, como Feminismos, Gênero e Ciência, Masculinidades, Gênero e Saúde, Gênero e Maternidade e Escrita Feminina.

Para saber mais sobre o e-book, acesse o site da Amazon.com.br; você pode adquirir o livro impresso diretamente com a autora

 

 

 


 

O gênero e os meios

Moreira, Rosemeri; Camargo Hertz W de; Klanovicz, Luciana RF (orgs.) O Gênero e os Meios: imprensa, televisão e cinema. Londrina: Syntagma, 2014.

Direcionado para educadores, historiadores, profissionais da saúde, da psicologia e demais formadores de opinião, entre eles os comunicadores sociais, este livro tem por objetivo colocar em pauta diversas discussões tais como as questões de gênero, da homofobia, entre outras envoltas pela sexualidade humana, que atravessas nossos corpos, nossos gêneros e a diversidade caleidoscópica das maneiras de sermos no mundo, reiterados e/ou contrastando com os poderes (micros e macros) políticos, permanentemente colados à profundidade de nossa pele e que seguem estampados na imprensa, na televisão e no cinema.

Para saber mais sobre esta obra ou comprá-la, acesse o site da Syntagma