Sobre a escritora

 

Luciana
Luciana R. F. Klanovicz

Luciana Rosar Fornazari Klanovicz é escritora e historiadora, dividindo sua trajetória entre o mundo da escrita de romances de época, contos e poesias e o mundo acadêmico.

Formada em História, com Mestrado e Doutorado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a autora tem publicado inúmeros trabalhos científicos no Brasil e no exterior.

Seu amor pela leitura, pelos livros e pela poesia levaram-na a construir uma trajetória de escritora em paralelo à academia, por acreditar que as possibilidades que a literatura oferta são instigantes, criativas e prazerosas, ainda mais se incorporadas a contextos históricos específicos.

Na infância já colecionava livros e montou a Biblioteca Ás para que os parentes pudessem emprestar seus livros preciosos. O empreendimento fora um fracasso mas manteve nossa autora presa definitivamente ao universo da literatura. Ainda muito jovem se encantou com o Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas) e na adolescência por O Encontro Marcado (Fernando Sabino). Escreveu poesias durante muitos anos, ainda inéditas. Aventurou-se nos contos mas também engavetou tais projetos para se dedicar exclusivamente por longo período à produção acadêmica.

Em 2015, após passar por um problema de saúde, retornou à literatura como se nunca a tivesse deixado. Em menos de 2 anos devorou uma vasta literatura (140 livros!) especialmente romances de época e históricos – sua nova paixão. Desde 2016 vem se dedicando à escrita dos livros de romance divulgados neste site. Luciana escreve como lê – vorazmente – é apaixonada por suas personagens e pelas histórias que cria.

Suas leituras preferidas vão dos clássicos como Elizabeth Gaskell, irmãs Brontë, José de Alencar e Júlia Lopes de Almeida, passando pela diva dos romances de época, Judith Mcnaught, até as autoras recentes como Mary Balogh, Julia Quinn, Sarah MacLean, Lisa Kleypas e Tessa Dare. Luciana cita os livros de Babi A. Sette, Lucy Vargas, Carina Rissi e Halice FRS entre outras, como referências importantes da nova safra talentosa de autoras brasileiras de romances.

Luciana é professora do Departamento de História da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), em Guarapuava, Paraná, onde atua no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário. Suas atividades acadêmicas são realizadas junto ao Centro Interdisciplinar de Estudos de Gênero.

Além de escritora, mãe e esposa em tempo integral, nas horas vagas Luciana também é vocalista da banda Pequenas Raposas Cósmicas,  formada por colegas da mesma universidade, que se dedicam principalmente ao rock.